O texto abaixo foi extraído duma entrevista dada pelo Pe. Humberto ao seu confrade Pe. Ismael de Matos, ao tempo em que decorria em Braga o Processo Informativo Diocesano da Alexandrina. A entrevista foi publicada pelo entrevistador no seu livro O Que Dizem de Alexandrina.
Naquele mês de Outubro de 1955 (quando morreu a Alexandrina), encontrava-me eu empenhado numa campanha catequística que tinha lugar na diocese de Monreale, na Sicília, a mais de mil quilómetros de Turim. Num domingo à noite, após a conclusão duma semana catequística que eu dirigira numa pequena cidade, levaram-me de automóvel a Terrassini, importante vila com duas paróquias, onde, logo no dia seguinte, eu iria dar início a outra série de conferências. Andava morto de cansaço. Mal cheguei, pedi ao pároco, meu amável hospedeiro daqueles dias, uma chávena de café com leite e fui imediatamente para a cama.
Na manhã do dia seguinte, segunda-feira, celebrei muito cedo. Estava na sacristia a tirar os paramentos, quando vi aproximar-se uma mulher. Saudou-me com um «Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!» e disse-me ter urgência em falar-me. Eu não a conhecia, pois chegara àquela vila havia apenas algumas horas. Das suas palavras, concluí que desejava confessar-se e respondi-lhe que a esperaria no confessionário. Ela, porém, logo retorquiu:
— Mas eu não quero confessar-me. O que tenho a dizer, posso dizê-lo aqui mesmo.
E, numa atitude humilde, com voz sumida, prosseguiu:
— Enquanto V. Rev.a estava a celebrar a missa, apareceu-me Nossa Senhora e encarregou-me de lhe transmitir o seguinte:
«A Alexandrina morreu e já está no Céu.»
Eu não sei quem seja essa Alexandrina. Mas Nossa Senhora disse mais isto:
«Diz ao Padre que não fique triste, porque a Alexandrina está com ele. Recomenda a Sua Rev.a que descanse, porque o espera um grande trabalho».
- A ICONOGRAFIA DE CRISTO N...
- MAIS VÍTIMAS DA REPÚBLICA...
- RECENSÃO SOBRE O OPÚSCULO...
- A EDIÇÃO AMERICANA DO OPÚ...
- VÍTIMAS DA REPÚBLICA NA P...
- OS PAÍSES QUE ESTÃO NO TO...
- O PÁROCO DA ALEXANDRINA N...
- RESPEITO DA ALEXANDRINA P...
- Os meus links
- Alexanrina de Balasar Sítio oficial
- Alexandrina de Balasar - Poliglota
- Causa do Padre Mariano Pinho