Sua Santidade, logo que chegou ao salão, deteve-se amavelmente junto de cada um de nós. Quando chegou a minha vez disse-lhe que era salesiano e que estava a desempenhar uma missão na paróquia de Castelgandolfo. Teve uma expressão de complacência. Acrescentei logo que eu era o director espiritual da Alexandrina, um portuguesa que se tinha oferecido como vítima pelos Sacrários abandonados e pela salvação dos pecadores, que tinha pedido a Consagração do mundo, quando Sua Santidade era ainda Secretário de Estado, e que desde 1942 não tinha voltado a sofrer a Paixão visível.
O Papa exlamou:
- Deveras?
- Porém – acrescentei – a partir de então, começou a sofrer a Paixão íntima do Senhor.
- Deveras? – e repetiu-me: - Documentai-vos! Documentai-vos bem!
- É o que estamos a fazer, Santidade! E há páginas do seu diário repletas de profunda doutrina teológica! É uma alma que atingiu os graus da mais alta mística!
- Documentai tudo!
- Na Alexandrina passa-se um fenómeno comprovado também pelos médicos… Desde 27 de Março de 1942, ela vive só da Eucaristia, em completo jejum e anúria total!
- Deveras?!
- Sim, Santidade! E permito-me pedir uma bênção muito especial para essa vítima extraordinária.
Esta audiência está documentada com um postal meu, de cujo conteúdo a Serva de Deus deu conhecimento ao P. Pinho, exilado no Brasil, e que ele reproduz no seu livro No Calvário de Balasar:
«De Roma, por meio do P. Humberto, recebi um postal com o Santo Padre de braços abertos e olhos erguidos ao Céu. Diz assim:
“Fui recebido pelo Santo Padre e pedi-lhe uma bênção especial para si, depois de lhe ter contado alguma coisa da sua vida. O Papa, abrindo os braços em oração, disse: ‘Sim! Não uma, mas todas as bênçãos àquela querida filha! A ela e a quantos se encontram à sua volta!’”
Fiquei muito contente e apreciei esta notícia mais do que uma grande quantia de dinheiro».
P. Humberto Maria Pasquale, SDB, Mensageira de Jesus para a Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria, trad. do P. Heitor Calovi, SDB, Cavaleiro da Imaculada, Porto, 1980, pp. 42-43.
- A ICONOGRAFIA DE CRISTO N...
- MAIS VÍTIMAS DA REPÚBLICA...
- RECENSÃO SOBRE O OPÚSCULO...
- A EDIÇÃO AMERICANA DO OPÚ...
- VÍTIMAS DA REPÚBLICA NA P...
- OS PAÍSES QUE ESTÃO NO TO...
- O PÁROCO DA ALEXANDRINA N...
- RESPEITO DA ALEXANDRINA P...
- Os meus links
- Alexanrina de Balasar Sítio oficial
- Alexandrina de Balasar - Poliglota
- Causa do Padre Mariano Pinho