O primeiro número da terceira série do Boletim da Alexandrina já deve ter chegado a todos os destinatários. Chama-se Viver da Eucaristia, Viver para a Igreja – Boletim da Beata Alexandrina e é de publicação trimestral.
Convém lembrar que a origem deste boletim remonta a 1957 – dois anos após a morte da Alexandrina – e foi criação do Dr. Dias de Azevedo, que o dirigiu durante 14 anos, até falecer.
Talvez o seu melhor período corresponda ao tempo em que em Braga corria o Processo Diocesano. Quando foi suspenso, nos anos 70, tinha uma tiragem de mais de 30.000 exemplares, mas a sua qualidade descaíra muito.
O actual número traz na primeira página o editorial, pelo Sr. Pe. Granja, onde expõe o seu projecto para a publicação, e um artigo do Sr. Arcebispo, significativamente subordinado ao título «A Beata Alexandrina presente na vida das comunidades».
«Este Boletim, escreve D. Jorge Ortiga, deve, deste modo, tornar-se um local onde comunicamos as experiências de quem quer mudar de vida e imitar as suas (da Alexandrina) virtudes. Se assim acontecer, estará ao serviço da Evangelização das pessoas e das comunidades. A vida da Alexandrina continuará a ser um grito que proclama que o Evangelho não só é possível mas é caminho obrigatório».
Na segunda página o Cónego Dr. Fernando Sousa e Silva desenvolve o tema «Alexandrina, pobre entre os pobres» e um outro articulista (certamente o jesuíta Pe. Dário Pedroso) escreve sobre o «Padre Mariano Pinho, SJ, Pai e Mestre espiritual». O centenário do nascimento do Pe. Humberto Pasquale é lembrado na terceira página e, na página final, além duma longa «Relação de graças recebidas», vem um breve noticiário.
Embora houvesse a intenção de incluir um sumário, em língua inglesa, dos conteúdos expostos, tal acabou por não ser possível. Parece-nos conveniente, em números próximos, dar a palavra às pessoas que recentemente têm publicado escritos significativos sobre a nossa Beata.
- A ICONOGRAFIA DE CRISTO N...
- MAIS VÍTIMAS DA REPÚBLICA...
- RECENSÃO SOBRE O OPÚSCULO...
- A EDIÇÃO AMERICANA DO OPÚ...
- VÍTIMAS DA REPÚBLICA NA P...
- OS PAÍSES QUE ESTÃO NO TO...
- O PÁROCO DA ALEXANDRINA N...
- RESPEITO DA ALEXANDRINA P...
- Os meus links
- Alexanrina de Balasar Sítio oficial
- Alexandrina de Balasar - Poliglota
- Causa do Padre Mariano Pinho