«Excelente», «maravilhoso»: foi em termos como estes que os participantes do 1.º Encontro de Divulgadores da Beata Alexandrina classificaram no final a intensa jornada de trabalho que tinham vivido.
A reunião iniciou-se sensivelmente à hora prevista e o programa foi executado na íntegra, embora com alguma liberdade. O Leo Madigan interveio repetidamente a pedir esclarecimentos e também a dá-los, como quando informou que Francis Johnston não era sacerdote, ao contrário do que muitos supunham.
Depois da abertura pelo Sr. Pe. Granja, foram lidas ainda que por alto as mensagens que a Maria Rita e o Sr. Pe. Pier Luigi Cameroni, a Yolanda, o Salvador Sandoval e a Josie tinham enviado. A Maria Rita e o Sr. Pe. Pier Luigi Cameroni informaram entre outras coisas que estão a preparar um livro que é uma espécie de guião para a visita aos lugares santos de Balasar; a Yolanda, impedida à última hora de vir em razão da muito problemática situação política do seu país, enviou um longo texto e prometeu que na primeira oportunidade viria a Balasar; o Salvador Sandoval, professor espanhol de línguas clássicas, mandou um extenso e belíssimo artigo sobre a teologia da cruz na Beata Alexandrina e prometeu que não faltaria ao próximo encontro; a Josie, que tinha enviado uma Cruz da Paz, de Santa Brígida, lamentou a impossibilidade de estar presente. Estas mensagens foram depois policopiadas e distribuídas aos participantes.
Na ocasião, como momento relevante, foi apresentado o novo livro da Prof.ª Eugénia Signorile, Solo per Amore, uma autobiografia da Alexandrina.
O José Ferreira e o Afonso Rocha desenvolveram então, em registo breve, os temas que lhes tinham sido atribuídos.
Nesta altura aconteceu a grande surpresa do dia, quando entraram na sala o Sr. Arcebispo de Braga e o Sr. Cardeal D. José Saraiva Martins; de passagem entre Braga e Porto, o Sr. Arcebispo quis dar umas palavras ao Sr. Pe. Granja e assim apareceu ali com o seu ilustre acompanhante. Tiraram-se fotografias; algumas delas serão em breve colocadas no Sítio Oficial; o Sr. Cardeal D. José Saraiva Martins assinou o livro de visitas na Casa da Alexandrina.
Aos presentes foi distribuída uma relíquia da Beata e dois CD’s com informação variada.
Seguiu-se o almoço num restaurante das proximidades, que correu também muito bem.
Da parte de tarde, começou-se com uma visita à Casa da Alexandrina, após a qual se efectuou uma passagem pela casa de Felismina Martins, que se encontra de boa saúde e que manteve longa e interessante conversa com os seus visitantes. Houve, depois, ainda ocasião de passar na casa de Gresufes, onde a Beata nasceu.
No regresso ao Centro de Estudos, o Leo Madigan apresentou o seu ousado projecto de DVD, que vai agora ser estudado; se o projecto for por diante, lançará com eficácia o nome da Alexandrina no mundo quase universal da língua inglesa.
No próximo ano, espera-se repetir a iniciativa, alargando o número de convidados.
O Sr. Pe. Granja informou que espera relançar o Boletim da Alexandrina em Outubro, quando da inauguração da imagem da Beata.
Como está dito ao princípio, os participantes saíram encantados deste encontro.
- A ICONOGRAFIA DE CRISTO N...
- MAIS VÍTIMAS DA REPÚBLICA...
- RECENSÃO SOBRE O OPÚSCULO...
- A EDIÇÃO AMERICANA DO OPÚ...
- VÍTIMAS DA REPÚBLICA NA P...
- OS PAÍSES QUE ESTÃO NO TO...
- O PÁROCO DA ALEXANDRINA N...
- RESPEITO DA ALEXANDRINA P...
- Os meus links
- Alexanrina de Balasar Sítio oficial
- Alexandrina de Balasar - Poliglota
- Causa do Padre Mariano Pinho